Notícia

CBH Preto e Paraibuna, em parceria com a CESAMA, articula criação de consórcio para gestão da represa Chapéu D’Uvas

O Comitê da Bacia hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna assumiu o papel de articulador no processo de composição da nova gestão da represa Chapéu D’Uvas. No próximo dia 7 de fevereiro haverá uma reunião com atores estratégicos para as discussões iniciais e avaliação da formação de um consórcio. Deverão estar presentes representantes das prefeituras das cidades mineiras de Juiz de Fora, Antônio Carlos, Santos Dumont e Ewbank da Câmara, além de órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar do Meio Ambiente, Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Companhia de Saneamento Municipal (CESAMA), de Juiz de Fora (MG), e Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). O evento será realizado às 14h30min, no prédio localizado na Barragem Chapéu D’Uvas, no município de Ewbank da Câmara.

A represa vem vivenciando nos últimos anos um processo de erosão fluvial, ocupação desordenada em diversos pontos, atividades de caça, pesca e agropastoris sem monitoramento e fiscalização adequados. A partir dessa análise, avaliou-se pertinente considerar uma nova forma de gestão para represa Chapéu D’Uvas. O CBH Preto e Paraibuna foi indicado para a função de articulador central visando à constituição de uma gestão consorciada e democrática. “Devido à importância socioambiental da represa Chapéu D’Uvas, buscaremos nessa reunião um diálogo democrático e republicano visando o que pode ser feito”, destaca o presidente do Comitê, Wilson Acácio.

A represa Chapéu D’ Uvas foi construída na década de 40 e possui uma área de cerca de 313 km². Seu lago, depois de formado, estende-se pelas cidades de Antônio Carlos, Santos Dumont e Ewbank da Câmara, sendo de vital importância para o abastecimento de água da região e de municípios próximos como Juiz de Fora.

04/02/2019
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br