Notícias

Conheça os Instrumentos de Gestão e sua importância


Foto: Imagem: Ana Carolina Felizardo (Canvas)
Os Instrumentos de Gestão podem ser acessados pelo site do Comitê.

Os Instrumentos de Gestão propostos pela lei federal nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas são: o Plano de Recursos Hídricos, a Cobrança pelo uso da água, o Enquadramento de curso d’água em classes, Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos e Sistema Nacional de informações sobre recursos hídricos. Esses instrumentos servem para coletar, tratar, armazenar, recuperar, disponibilizar e divulgar informações que subsidiam a gestão dos recursos hídricos. Esses recursos funcionam independentes um do outro.

Para uma Bacia Hidrográfica a importância de se ter os Instrumentos de Gestão é garantir à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água; a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, com vistas no desenvolvimento sustentável; a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais; o incentivo e promoção para captação, preservação e o aproveitamento de águas pluviais.

Ainda conforme a Lei 9.433, da Política Nacional De Recursos Hídricos, a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), é para auxiliar o conjunto de órgãos e colegiados que concebe e implementa a Política Nacional das Águas.

Contato
Comunicação AGEVAP
comunicacao@agevap.org.br
estag8.digai@agevap.org.br
(32) 3692-9271


Outras Notícias

Mais Notícias »