Notícias

Escola de Juiz de Fora realiza atividade sobre educação ambiental durante pandemia


Foto: Acervo Pessoal
Beatriz (7) aluna do 2º ano do ensino fundamental mostra atividade que realizou sobre a proteção do Rio Paraibuna.

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Preto e Paraibuna recebeu, na última semana, uma foto da aluna Beatriz Teixeira (7) do 2º ano do ensino fundamental do Colégio Santa Catarina Juiz de Fora, durante uma atividade sobre a preservação dos rios. A tarefa foi realizada, de forma interdisciplinar, para as matérias de Literatura e Ciências. Os alunos foram submetidos a fazerem a leitura do livro Marianinho em Rio Paraibuna do meu Coração, de Michele Cardoso. Após a leitura, eles elaboraram uma campanha de proteção do rio.

Cassandra Teixeira, mãe da Beatriz, afirmou que “ver a filha realizar a atividade foi muito interessante, porque as crianças se envolvem de verdade em pensar soluções de proteção do rio”. Cassandra é professora de Ciências, da rede municipal de ensino e informou que vai usar a leitura do livro e adaptar o trabalho para seus alunos fazerem algo parecido, assim que as aulas retornarem.

A professora de literatura do Colégio Santa Catarina, Michele Cardoso, declarou que a atividade aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Terra, dia 22 de abril. “A ideia era que através da abordagem de forma lúdica os professores conseguissem envolver as crianças no movimento de fazer algo para o rio, mesmo dentro de casa.”

Ela ressalta que sem a participação das outras professoras - Graciene Loures, Vanessa Miranda, Adriana Faria e Rosely Cunha - o trabalho não seria possível, pois uma auxiliou a outra, na realização da atividade.

Wilson Acácio, professor de geografia, aposentado da UFJF e atual presidente do Comitê dos Rios Preto e Paraibuna, enfatiza que a importância da educação ambiental nas escolas acontece pela sensibilização, desenvolvimento de pensamentos críticos e reflexões da sociedade. “A educação ambiental tem o papel de formar multiplicadores de informações e comportamentos. Esses grupos acabam influenciando outros públicos nos locais em que atuam, como por exemplo, na família, no trabalho e na escola.”

O CBH dos Rios Preto e Paraibuna contribui com a educação ambiental ao realizar palestras, participar de eventos, conceder entrevistas e fazer publicações em revistas e jornais sobre a temáticas ligadas às águas e o meio ambiente como um todo.

Comunicação AGEVAP
comunicacao@agevap.org.br
estag8.digai@agevap.org.br


Outras Notícias

Mais Notícias »